Teste de gravidez: como e quando fazer o teste de farmácia?

Aprenda a interpretar os resultados e quais as chances de ser falso positivo.

 

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina. Esse hormônio é produzido a partir do momento que o óvulo é implantado – ou seja, assim que a gestação começa. Dessa forma, um teste de gravidez positivo é aquele que identifica a presença do beta-HCG na urina.

Existem vários tipos de testes de gravidez. Alguns indicam que a paciente urine diretamente sobre a fita, outros contem um recipiente em que deve ser coletada a urina, para a fita ser então mergulhada dentro. Tenha em mente que as instruções podem variar de kit para kit. Leia atentamente as instruções antes de fazer o teste.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Os laboratórios normalmente atribuem de 95 a 99% de eficácia ao teste. Mas alguns cuidados, como fazer no dia certo, verificar o prazo de validade e seguir o passo a passo indicado na bula, são imprescindíveis para obter resultados mais confiáveis.

Quando o exame é feito

Um teste de gravidez pode ser feito sempre que a mulher suspeitar que está grávida. No entanto, para o teste de farmácia funcionar, ele precisa ser feito cerca de 2 a 5 dias após o atraso menstrual. Isso acontece porque a concentração do hormônio beta-HCG está muito baixa para ser detectada pela urina poucos dias após a fecundação e antes do que seria a menstruação.

Alguns exames, contudo, conseguem ser mais sensíveis e captar o beta-HCG mesmo em baixas concentrações – nesse caso, o fabricante afirma que seu teste de gravidez pode ser feito antes do atraso.
Para as mulheres que não tem ciclos menstruais regulares, o mais interessante é fazer a conta baseada na duração do ciclo mais longo. Por exemplo, se o período entre as menstruações varia de 25 a 35 dias, dependendo do mês, a paciente deve considerar atraso se não menstruar após 35 dias da última menstruação. Caso você não saiba muito bem o período máximo de atraso, o ideal é consultar um ginecologista.
Além disso, o horário do dia também é importante para acurácia do teste. Apesar de os exames de farmácia modernos serem muito efetivos, a primeira urina da manhã ou aquela feita com um intervalo de quatro horas antes da anterior terá uma maior concentração do hormônio beta-HCG, portanto podem ser melhores alternativas.
Se é importante confirmar a gravidez o mais rápido possível, procure fazer um exame de sangue para beta-HCG. O hormônio pode ser encontrado na corrente sanguínea cerca de 7 a 10 dias após a ovulação, ou 5 dias antes do começo da menstruação.

Como fazer o teste de gravidez

Você pode comprar um teste de gravidez na farmácia sem prescrição. Ele pode conter um bastão com a fita dentro ou um pote e a fita separada. Se você seguir as instruções corretamente os resultados são muito eficazes. O exame pode ser feito das seguintes maneiras, conforme as instruções do fabricante:

teste de gravidez - foto: Getty Images
Em alguns testes é necessário urinar em um recipiente e mergulhar a fita depois
  • Urinar diretamente na fita
  • Coletar a urina em um copo e em seguida mergulhar a fita no recipiente
  • Coletar urina em um copo e usar um conta-gotas para depositar a urina na fita.

Para ter certeza de qual procedimento é o correto para o teste de gravidez que você comprou leia com atenção e siga as instruções da bula do produto.

Em todos os casos é necessário aguardar alguns minutos antes de obter os resultados. Eles podem se apresentar como uma linha, uma cor ou um símbolo – por exemplo “+” indicando positivo e “-” indicando negativo para gravidez. Testes digitais podem mostrar a palavra “grávida” ou “não-grávida”.

Leia  mais em: http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18266-teste-de-gravidez-como-e-quando-fazer-o-teste-de-farmacia

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *